07 dicas para economizar energia e recursos durante seu tempo em casa

Em tempos de home office e isolamento social, nossas casas tornaram-se o lugar mais frequentado durante o nosso dia-a-dia. Além de adaptarmos nossa rotina e compromissos por conta deste novo momento, realizando a maioria de nossos afazeres remotamente de nossas residências, mais tempo em casa também pode significar o aumento considerável do consumo de energia e recursos como água e gás.


Close-up hands of working women typing and working with laptop at home Premium Photo


A seguir, selecionamos algumas dicas de economia para ajudar a não extrapolar no consumo durante o seu tempo em casa e garantir maior economia nas contas ao final do mês.


Confira:


1 - Caso você esteja trabalhando em casa, opte por um local com iluminação e ventilação naturais. Isso evita com que você mantenha luzes acesas durante o dia e faça uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.


2 - Caso seja extremamente necessário manter luzes acesas, opte pelas lâmpadas de LED, capazes de gerar uma economia de 60 a 80% no consumo.


Freelancer bearded man taking notes at laptop. Premium Photo


3 - Evite deixar aparelhos como o som ou a televisão ligados enquanto trabalha. Além de consumirem energia, podem causar distrações. Desligue-os da tomada pois, mesmo no modo ‘stand-by’, ainda consomem energia.


4 - Nas pausas para o almoço ou um cafezinho, lembre-se sempre de apagar as luzes dos ambientes que você acaba de deixar.


Concept save energy. hand turning off switch Premium Photo


5 - Carregue notebooks e celulares apenas quando necessário, não deixando-os conectados à tomada durante todo o tempo de uso.


6 - Agora, como realizamos a maioria das refeições em casa, evite manter a torneira aberta ao ensaboar as louças e limpe o máximo que puder a sujeira e restos de alimentos dos pratos para economizar mais água durante a lavagem.


Kitchen porter cleaning white plates in sink Premium Photo


7 - Já para cozinhar, busque sempre manter as panelas fechadas para garantir maior rapidez no preparo dos alimentos. Evite também utilizar panelas pequenas em bocais grandes e vice-versa para garantir maior economia de gás.



Algumas dicas simples, somadas àquilo que você já fazia mesmo em outros tempos, como não tomar banhos longos, lavar roupas utilizando somente a capacidade máxima da máquina de lavar e fechar a torneira enquanto escova os dentes, são uma ótima maneira de começar e nos conscientizarmos para preservar os recursos de modo que ninguém fique sem.


E você? Está fazendo a sua parte? #FicaEmCasa, mas com consciência, combinado?



Sobre a Diálogo Engenharia

A Diálogo Engenharia vem, desde janeiro de 1987, se destacando no mercado da Construção Civil devido à sua agilidade e seriedade. Em parceria com as mais respeitadas empresas do setor imobiliário, a Diálogo Engenharia trabalha com resultados precisos, alcançando mais eficiência em todas as etapas dos empreendimentos. Nossa filosofia de trabalho é a constante evolução e nossa meta é oferecer aos nossos clientes o que há de melhor no mercado.