Asset 4 Asset 6 Asset 7

O melhor do Belém: cultura e lazer em um dos bairros mais práticos de São Paulo

O Belém é um dos bairros mais acolhedores de São Paulo: é o segundo menor em violência da capital, rico em áreas de lazer e espaços dedicados à cultura.

Se o que você procura é fácil acesso a uma programação cultural de qualidade, um bairro prático para se locomover para outras regiões da cidade e ao mesmo tempo completo em tudo que precisa, o Belém é o bairro ideal para o seu futuro lar!

Pertinho da Mooca e do Tatuapé
Um dos grandes benefícios de se morar no Belém é a proximidade de outros importantes bairros de São Paulo. Está localizado entre a Mooca e o Tatuapé, duas regiões tradicionais e ricas em opções de comércio, lazer e cultura.

Shopping Metrô Tatuapé é um ótimo exemplo: de fácil acesso pela linha vermelha, está a uma estação de metrô Belém e reúne mais de 300 lojas, além de uma variada praça de alimentação e salas de cinema.

Também a uma estação do metrô Belém está a estação Bresser-Mooca, próxima ao tradicional estádio do Juventus e às ricas opções gastronômicas oferecidas pelo bairro.

Confira nossa dica de roteiro pelo bairro e escolha seus lugares favoritos:

Sesc Belenzinho
O acesso à arte é facilitado no Belém pela proximidade com o Sesc Belenzinho. O espaço conta com uma programação rica em shows, exposições, peças de teatro e oficinas, além de uma ótima estrutura para a prática de esportes e lazer — sua enorme piscina é famosa entre os moradores da região. Está na rua Padre Adelino, 1000.

Parque estadual do Belém
O Parque Estadual do Belém está na avenida Celso Garcia, 2593. Reúne uma área verde de mais de 200 mil m², que inclui ciclovias, pistas para corrida, pista de skate, e quadras poliesportivas.

Vila Maria Zélia
A Vila é um pedaço da história de São Paulo conservada no Belém. Erguida com o objetivo de abrigar os operários da tecelagem Cia Nacional de Tecidos da Juta, a construção incluía escolas, campo de futebol, salão para confraternizações e a Capela de São José.

Hoje, o espaço é um centro cultural que recebe regularmente espetáculos teatrais do Grupo XIX, além das ações de preservação e eventos celebrativos da Associação Cultural Maria Zélia. Lá dentro está também o Armazém da Memória, que guarda um acervo de objetos e documentos do período de funcionamento da Vila.

Paróquia São José do Belém
A Paróquia São José é datada do século XIX e começou suas atividades como uma pequena capela no centro do que viria a se tornar o bairro do Belém. O largo onde está localizada dá um ar de cidade de interior à região, frequentado principalmente pelos descendentes dos primeiros operários que formaram o bairro.

No Dia de São José, 19 de março, a igreja é uma das mais procuradas para missas celebrativas, chegando a receber mais de 15 mil fiéis.

Gastronomia tradicional do Belém
Conhecido também pela forte participação imigrante na sua formação, o Belém guarda alguns tesouros da gastronomia paulistana em suas ruas. O destaque fica por conta da Padaria Belga: pertinho da Paróquia de São José, é um verdadeiro patrimônio do bairro e atende à comunidade do Belém com pães frescos e doces desde 1932.

Não foi à toa que a Diálogo Engenharia escolheu o Belém um novo empreendimento: o Forma 287, a apenas 500m do metrô Belém. Confira o projeto de 3 dorms com suíte mais aguardado da Zona Leste.